terça-feira, 19 de maio de 2009
















por Paulo Souza






Uma onda negativa, um tubo largo quebrando em cima de uma bancada de mariscos afiados a um palmo de água, um público fervoroso aos gritos no canal e barcos e mais barcos. Esses foi o clima do Bodyboardco Shorebreak Challenge que voltou a ser realizado após 6 longos anos.
A onda, que fica localizada no final da ponta do Forte do posto 6 na praia de Copacabana, recebeu os 16 melhores especialistas em fundos de pedra do Brasil para sua 1ª edição de 2009. Os atletas encararam sem temor ondas com até 1 metro de altura no local que é conhecido com “O Havaí de Copacabana.”
Cerca de 250 pessoas prestigiaram o evento. Na água eram mais de 150 divididos em 4 barcos, bóias, caiaques, e em sua maioria em cima das pranchas de bodyboard. No forte de Copacabana mais de 50 pessoas assistiam, ainda que de longe, os 16 bodyboarders mais destemidos encarando a onda mais perigosa do Brasil.
- Isso aqui está mais cheio do que a etapa do circuito mundial que acontece em Shark Island, Austrália. Vou para Shark tem mais de 7 temporadas e nunca vi o que vi aqui -completou o head judge do evento e também do circuito mundial Chico Garritano.
Na internet, o sistema de transmissão ao vivo, que foi exibido em caráter experimental, não agüentou tamanha procura e o servidor da transmissão caiu por diversas vezes.
O grande campeão do Bodyboardco Shorebreak Challenge 2009 foi Hermano Castro, local do Posto 5 em Copacabana. Hermano foi o atleta mais constante de todo o campeonato, levando um título mais que merecido.
- Estou feliz em competir em eventos assim que mostram o verdadeiro bodyboarding; radical e pesado. Espero que o circuito do shorebreak saia esse ano e que volte a competir aqui – disse o campeão.
Santiago Tobar, que tirou na semifinal a única nota 10 unânime do campeonato, numa onda em que começou entubar quase no drop e só saiu próximo ao barco dos juízes, ficou com a segunda colocação e de consolo levou para casa o prêmio de melhor tubo da competição.
Em terceiro lugar ficaram o campeão mundial do ISA Games em 1994, J–Urdan e o Paulista da nova Geração Renan Fancinni. Renan também levou para casa o troféu de melhor manobra do evento, um El rollo barrel ainda nas primeiras fases da competição.
- Nosso sentimento é de dever cumprido. Todos estão muitos felizes com o resultado desta etapa. Tivemos um cuidado de oferecer uma boa estrutura para todos e ainda contamos com a sorte de pegar um mar perfeito no shorebreak. Esse evento marcou definitivamente a volta do shorebreak para as competições Cariocas – completou Flavio Brito um dos organizadores da competição.
Parabéns a todos os envolvidos e que venha o circuito Shorebreak Challenge 2009.
Melhor Tubo – Santiago TobarMelhor Manobra – Renan Fancinni (El Rollo)
Maiores informações acessem – http://riosbc.com/
Resultados
1. Hermano Castro





2. Santiago Tobar





3. J-Urdan3.





Renan Fancinni5.










Maiores InformaçõesDiego Roberto (21) 8187-4020 – diego_robertobb@hotmail.comFlavio Brito (21) 8855-1774 – fbrito@abbctour.net
O Bodyboardco Shorebreak Challenge 2009 é apresentado por Daphoto Studio e conta com o patrocínio da Vortec e Marywho, Apoio da Mega Matte Arpoador, Shark Energy Drink, Camerasurf, Revista 720º Bodyboarding e PaipoTV. A realização é da ABBC – Associação de Bodyboarding de Copacabana, FEBRJ – Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro e supervisão da CBRASB – Confederação Brasileira de Bodyboarding.