quinta-feira, 14 de maio de 2009

Body boarding dá um passo inportante na estruturação do esporte


Bandeiras asteadas e união fortelecida para o circuito sul brasileiro


Há anos o body boarding do sul do Brasil vem revelando grandes nomes nas competições mundo a fora. Mas o que poucos se dão conta, é que antes de se destacarem em eventos de grande porte estes atletas passam por um estágio importantíssimo em suas carreiras nos circuitos estaduais e até regionais. São nestes circuitos que eles aprendem as regras de competições , as técnicas e principalmente a evolução de seus potenciais de forma a se tornarem ícones do esporte.
Os principais circuitos estaduais do sul do Brasil sempre foram o circuito Catarinense, Paranaense e Gaúcho, e destes saíram os primeiros expoentes do esporte como Soraia Rocha, Rapha Alves, Rodrigo Monti, Luiz Vilar, Sanderson Trevisan, entre outros.

podium do circuito catarinense recheado d talentos (Luiz Vilar, Sanderson Trevisan e Eder Luciano)


Durante alguns anos quando existia certa união entre estes estados, houve também o circuito sul brasileiro. Estes eventos do circuito sul brasileiro, tiveram tanto sucesso que trouxeram para as competições atletas de renomes como Guilherme Tâmega, Hermano Castro, Claudia dos Santos, entre outros, além do que, as estruturas, organização e espaço na mídia era algo jamais visto em todos os tempos dentro do esporte no sul.

Equipe Paranaense uniformizada nos Circuitos Sul Brasileiros
Infelizmente por “picuinhas” e falta de comunicação entre os dirigentes dos estados, os eventos acabaram de forma boba e todo o trabalha feito para o fortalecimento do esporte ficou apenas na memória de quem viveu o circuito sul brasileiro.





Joselaine Amorin Campeão Sul Brasileira em tods as idições

Hoje após alguns anos de muita luta, o esporte parece começar a respirar novamente! A Federação Paranaense após alguns anos de circuitos open, conseguiu com méritos um parceiro que injetasse dinheiro vivo, em um circuito profissional. Este circuito terá 3 etapas com premiação em dinheiro, do 1° colocado ao 5° colocado . TERÁ TAMBÉM categorias amadoras masculino e feminina, que sem duvidas são muito importante para a renovação do esporte.


Estrura física dos eventos pofissionais no circuito paranaense 2009

No estado de Santa Catarina, apesar de eventos de pequeno a médio portes nos circuito estadual, pelo segundo ano consecutivo tiveram um evento da magnitude de um mundial, organizado por pessoas de suma competência e amor por este esporte que já trouxe tantas alegrias ao nosso país.
Agora com uma nova direção, a FECAB (Federação Catarinense de Body Boarding), ganhou uma injeção de ânimo, pois quem assume é nada mais que os organizadores do mundial Catarine Melo! Então nossas expectativas são as melhores possíveis, pois se é possível fazer um evento como o mundial, imagina o que estes farão com um circuito estadual.
No Rio Grande do Sul, tenho acompanhado alguns eventos pela internet, mas não acredito que estejam muito distantes dos estados citados. Acredito que assim que o esporte tomar o rumo que todos esperamos daqui para frente possa abrir portas, para que tenhamos novamente uma situação boa e confortável para todos os níveis do esporte em todas as regiões do sul do pais e principalmente em todo o litoral, de norte a sul do Brasil.