quarta-feira, 13 de maio de 2009

Paranaenses marcam presença com méritos na perna brasileira do Circuito Mundial 2009

perola de souza e sanderson trevisan representaram muito bem o estado nas etapas da perna brasileira do mundial


No dia 21 de abril começou a 2ª etapa do Circuito Mundial de Body Boarding Katarine Mello Pro, e neste primeiro dia foram canceladas as primeiras bateria por falta de ondas na praia do Estaleirinho, que segundo os locais do pico não funcionava em boas condiçoes há mais de 2 meses.
Mas como o body boarding é abençoado, e a quem diga que Deus é brasileiro, no dia seguinte o mar amanheceu com boas ondas de meio metrão e condições boas para os body boarders que competiriam na 1ª e na 2ª fase do evento. Na 1ª fase quem foi para a água lutar pela sua coloção foi o atleta paranaense Maicon Almeida que apesar de encontar algumas ondas boas em sua bateria não conseguiu sua classificação por poucos pontos.
Na segunda fase aonde entrariam os tops 35 , o destaque era para a bateria do paranaense Sanderson Trevisan, que conseguiu com méritos sua classificação para a terceira fase que aconteceria no dia seguinte.
Mas o que ninguem esperava é que no dia seguinte o mar amanhecesse com ondas de cerca de 2 metros de altura ou seja 6 pés. Todos ficaram pasmos com o espetáculo que a natureza estava proporcionando, ja que dois dia atrás o evento estava sendo cancelado por falta de ondas.
Na 3ª fase do masculino na água aconteceu um show de manobras aéreas e tambem muitas complicações para os atletas que tinham que enfrentar aquelas condições. Então o primeiro paranaense a cair na agua foi o atleta Sanderson Trevisan, que tirou de letra aquelas condições e passou sua bateria na 1ª colocação, deixando para traz nada mais que o top do circuito mundial Erisberto Abrantes e o campeão paulista profissional Gustavo Martins.
O publico esteve presente nas etapas do mundial no brasil


Logo após as baterias da terceira fase masculina, era a vez das meninas paranaenses, Pérola de Souza, Susane Oliveira, Maria Alice e Meg dos Santos encontrarem seus limites naquelas condições monstruosas e infelizmente não conseguiram suas classificações.
No dia seguinte o mar estava novamente monstruoso e a correnteza estava castigando os atletas ainda com mais intensidade, e todos se deram conta disso no momento em que nada mais que Guilherme Tâmega e Mike Stuwart , que são considerados casca grossas das ondas grandes passaram momentos de puro sufoco para entrarem em suas baterias.
Novamente chegou a vez do ultimo paranaense na competição defender sua vaga para as baterias homem x homem, Sanderson pegou uma bateria com o atual campeão mundial Uri Valadão, o penta campeão brasileiro Roberto Bruno e o bi campeão Europeu Rui Ferreira. A bateria começa e Sanderson ja entra em ritmo frenético com uma nota 7 pontos, logo após vem Roberto Bruno que com um dez unânime e uma nota 8 pontos vence a bateria, e deixa em segundo Uri Valadão com duas notas 7 pontos, e em 3º Sanderson que precisava de uma nota 7.01 e na sua ultima onda consegiu um 6.75 em um ars. Não consegiu sua classificação para a próxima fase, conquistando com méritos a 17º colocação e alguns pontos valiosos para o ranking de 2009.

sanderson cavando forte nas potentes ondas do estaleirinho durante a 2 etapa do mundial 2009.


Na quarat fase em diantes só restou aos paranaenses assistir o show de body boarding proporcionado pela campeã no femenino Neymara Carvalho, Mike Stuart (2º colocado) e Lucas Nogueira (campeão da etapa) no masculino. E assim encerrou a etapa em SC e agora era concentrar as energias para a próxima etapa que já aconteceria na proxima semana em Salvador.
Começa a etapa de Salvador e os destaques paranaenses nesta etapa foram Pérola de Souza que trouxe para o Paraná a 17ª colocação e Sanderson Trevisan que passou sua bateria na 1ª coloção contra os tops Hermano Castro do RJ e Leonardo Kale do ES, chegando novamente as oitavas de final, aonde não consegiu sua classificação, ficando na quarta colocação, em uma bateria com o potiguar Marcus Lima campeão mundial ISA Games 2008 que fez uma nota 10 unânime, e o catarinanse Luiz Vilar que encontrou boas ondas. Sanderson que não achou nenhuma onda acima de 5.0 pontos ficou com a 4ª colocação coquistando com méritos a 25ª colocação.
Além destes, quem marcou presença nesta etapa nordestina do mundial foram os paranaenses Maria Alice Baggio que apesar de ter competido muito bem não conseguiu sua classificão para as fases seguintes, e Rogério Silva que entrou na 1ª fase e conquistou a 1ª coloação na bateria passando para a 2ª fase, mas perdendo sua vaga para a 3ª fase nos minutos finais de sua bateria, ficando na terceira posição.
Os finalistas no masculino foram Guilherme Tâmega que tirou um dez unânime na final e conquistou além do tílulo da etapa, a liderança do ranking, deixando na segunda colocação o catarinense Eder Luciano, no feminino quem venceu foi a espanhola Eunate Aguirre e em segundo ficou a capixaba Maila Venturim.
A proxima etapa do mundial será em agosto no Chile e o destino mais certo para os paranaenses que acompanhão as competições Brasil a fora, será na 1ª etapa do circuito paranaense profissional que será realizada nos dias 20 e 21 de junho em Praia de Leste Pontal do Paraná.